apresentação
É de autoria do repórter e comentarista político Ricardo Kotscho a frase: “Independente da plataforma em que o jornalista trabalha, o importante é contar boas histórias”. No Brasil, poucas publicações se prestam a este ofício. Destaque para a piauí, referência no quesito novo jornalismo, e para a Brasileiros, única revista dentre as mais reconhecidas voltada à produção de conteúdo a cerca de relatos de personagens.
No ambiente on-line, onde a pluralidade de pensamentos e títulos se torna ainda mais evidente, poucas são as experiências que seguem esta lógica. Durante a ditadura, o jornalismo impresso inaugurava com a revista Realidade um novo estilo de abordagem, em que o texto e as boas histórias tinham maior importância. Extinta, a publicação ainda serve como modelo para o meio, que mesmo com o advento da web carece de veículos que subvertam a padrão comum: a fonte como base para o bom jornalismo.
Dominada pelo hard news (notícias quentes), a web se notabilizou por apresentar um texto construído com lead e outras técnicas de engessamento da redação, que por ora, contribuem para eliminar a subjetividade, importante elemento de contextualização. Por isso, raras são as experiências de revista no ambiente virtual. Normalmente, quando estas são levadas para o universo on-line, caracterizam-se por reproduzir a lógica do jornalismo impresso.
Em Minas Gerais, a prática do jornalismo on-line – transferência do conteúdo do impresso para as mídias digitais – se torna ainda mais intensa. Com poucas revistas impressas, sítios eletrônicos precários em atualizações e alimentados basicamente por notas e reportagens já publicadas, o webjornalismo ainda aparece como um “campo para visionários”.
Apresentadas alguns dos atributos do mercado editorial, pensou-se em desenvolver uma webrevista com foco em personagens mineiros ou que tenham vínculo com Minas Gerais. Pretende-se contar “boas histórias”, conforme colocou Kotscho, que utilizem técnicas do novo jornalismo e sejam apresentadas em formato multimídia, respeitando as peculiaridades textuais da plataforma web e a possibilidade de convergir, interagir e integrar a revista a diferentes mídias e dispositivos.
Redação da webrevista O Trem
08 de junho de 2011
editorial
Ser mineiro
—————
O Trem indica
>> Ah! Cidade: webrevista sobre o cotidiano dos moradores de Belo Horizonte.
>> Digitais, da Revista Brasileiros: seção de áudio slide show que apresenta histórias de personagens de São Paulo.
>> Esquinas de Minas: programa da Rádio Inconfidência FM sobre temas do universo musical mineiro.
>> Histórias da Cidade: programa da Rede Minas sobre histórias de coisas e personagens da capital mineira.
>> Manuelzão dá o recado: boletim semanal sobre o Projeto Manuelzão, da UFMG.
>> Prosa rural: produzido pela Embrapa, o programa divulga a tecnologia, a cultura, serviços e histórias do meio rural.
>> O sotaque de Belô: publicação sobre o modo peculiar de falar do belo-horizontino.
>> Suplemento Literário: apresenta críticas, reportagens e produtos sobre Minas Gerais e para Minas Gerais.
>> Texto Vivo: página na web voltada à publicação de reportagens-perfil sobre os mais diversos assuntos.
>> The Piauí Herald: um dos blogs mais irreverentes do webjornalismo brasileiro e adepto ao novo jornalismo.
>> Vida Breve: site de crônicas ilustradas que apresenta nomes renomados do jornalismo brasileiro.
>> Vozes do Vale: podcast semanal desenvolvido por jovens do e sobre o Vale do Jequitinhonha.